"E repelir como inútil tudo o que não contribuísse para a alegria imediata do coração, porque tinha um temperamento mais sentimental que artístico, procurando emoções e não paisagens..."

remember

segunda-feira, dezembro 02, 2013 22:58

São tantos meses sem escrever. Nem sei. Tava precisando estudar, tem prova essa semana, a última desse semestre, mas não dá. Com televisão alta. Música alta. Vozes altas. Passos altos. Não dá. E aí eu fico passeando nos textos, nos meus pensamentos (sempre e sempre)... Pensei nas coisas todas que já passaram por mim. Nas pessoas. Em como na vida tudo se encaixa um dia. Uma conversa, uma chave perdida, uma roupa que você escolhe, um amigo que você perde, uma oportunidade que você não aceita, uma sacanagem que fazem contigo (as muitas sacanagens que fazem contigo). Tudo sempre se encaixa. Ou a gente é que se encaixa nas coisas, porque tudo sempre precisa fazer sentido, no final das contas. Estamos todos a esmo procurando pelo sentido das coisas.
Enfim, nem era disso que eu queria falar. 
Queria falar sobre a capacidade de agradecer. De agradecer as pessoas mesmo. As pessoas que já passaram pela nossa vida. Todo mundo tem isso, né... Fulano de tal que meses, anos, estações, eras atrás foi importante por isso e por aquilo e te ensinou isso e aquilo e compartilhou com você isso e aquilo e sem tudo isso você não seria a pessoa que você é hoje ou seria, mas o processo seria outro... Essas pessoas passam na nossa vida e nem sabem a importância que tiveram. Acho que é importante que elas saibam. Eu não sei na vida de quantas pessoas eu já fui importante. A gente quase nunca tem noção do tamanho das pequenas atitudes e quase sempre essas são as que mais modificam as coisas, mas nunca percebemos na hora. Acho que eu tenho medo de passar pela vida e não dizer. Acho importante dizer. Não tô dizendo que isso é mais importante do que fazer. Não tô colocando em cheque o fazer.
E isso é sério. As relações chegam em um ponto de amor, carinho, obrigação, sei lá, em que tudo se torna esperado. E por isso mesmo que a gente não percebe o tamanho das pequenas atitudes. Sempre são mais do que pequenas atitudes. Eu não quero deixar de dizer pras pessoas o quanto elas são importantes, se elas de fato forem. Nem que elas tenham sido importantes só por um dia. Não custa nada. Agradecer não custa nada. E o crédito ainda volta pra você.